sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cérebro , sexualidade e seleção sexual.

Independente do sexo biológico, seu cérebro pode ser feminino ou masculino.
Segundo a neuropsicologista Anne Moir, da Universidade de Oxford, na Inglaterra em uma entrevista para a revista ÉPOCA

”(...) durante o desenvolvimento dos seres humanos, como o homem era o caçador, desenvolveu um cérebro com habilidades manuais, visuais e coordenação para construir ferramentas. Por isso, um cérebro masculino tem mais habilidades funcionais. Já as mulheres preparavam os alimentos e cuidavam dos mais novos. Elas tinham que entender os bebês, ler sua linguagem corporal e ajudá-los a sobreviver. Elas também tinham que se relacionar com as outras mulheres do grupo e dependiam disso para sobreviver na comunidade e, por isso, desenvolveram um cérebro mais social. Os homens, por sua vez, lidavam com um grupo de caçadores, não precisavam tanto um do outro e se comunicavam menos, apenas com sinais.”

Essa relação independente de sexo entre o cérebro e a estrutura biológica nos remete a sexualidade não só como uma característica determinada pelo meio social, mas algo que resultou de um cérebro que respondia mais a estímulos específicos.
Considero o fato de que o seu cérebro por acaso for do sexo contrário ao seu biológico, você então questionará sua sexualidade, na minha opinião não tem nada a ver isso, é questão de facilidade e adaptação a determinadas tarefas.
Darwin citou em seu livro sobre Leonardo Da Vinci de que o ser perfeito seria a interseção dos sexos, podemos adaptar essa idéia para a interseção do cérebro (meio masculino e feminino)?
A homossexualidade é muito polêmica, não devemos fundamentar nossa opinião a base de sensilibidade social, e sim como sensibilidade seletiva.
Alguns estudos sobre homossexualidade obtiveram dados estatísticos através de 14 centros comunitários GLB dos EUA, onde 42% desses jovens de 15 a 21 anos tentaram cometer suicídio por baixa auto estima, abuso de substâncias alcoólicas, depressão e perda de amigos pela orientação sexual.Em base a esses poucos dados estatístivos mas muito relevantes por sinal, podemos ver que a população homossexual passa por muitos problemas sociais e possivelmente passarão por distúrbios psicológicos, não dá pra ir contra a lei da natureza. Aqui por enquanto não ocorreu uma seleção natural, mas a seleção social começa a agir.
É claro que o homossexualismo sempre existiu, mas a idéia passa disseminada. Não construo argumentos discriminativos, ofensivos ou preconceituosos, faço um apelo para chamar a atenção da população, independente de sua opção sexual, de que devemos pensar nas conseqüências futuras que isso acarreta. Muitos optam pelo homossexualismo por moda ou influência, muitas vezes não há uma verdadeira atração e sim falta de conhecimento intrapessoal.
Pense que se este número cresce absurdamente, desequilíbrios sociais e psicológicos surgirão, entrarão em conflitos as religiões e as diferentes culturas.
Antes de se aderir a um grupo, é importante não pensar em você somente, mas na sua descendência e todas as dificuldades que irá enfrentar. E os filhos? como entenderão isso? Como você os orientará para a sexualidade? Já pensou na pressão psicológica que está criança passará na escola ao ser zuado pelos amigos?



Teste: Descubra o sexo do seu cérebro!

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI65446-15224,00-QUAL+E+O+SEXO+DO+SEU+CEREBRO.html


Filme:

O filme XXY

Amor, paixão, hermafroditismo e sexualidade são temas do longa argentino XXY que foi lançado no ano passado.


Documentário:
O Sexo do Cérebro (Brainsex)
45 min. / Dublado em Português / BBC
“http://www.documentarios.org/video/detalhar/1026/o_sexo_do_cerebro/



Livro Indicado:

A Mente Seletiva, de Geoffrey Miller, um especialista em psicologia e genética comportamental.

A Origem do Homem, de Darwin, em que ele fala de seleção sexual. (Interessante)


Seleção sexual x Seleção natural




A plumagem do pavão é que o torna mais lento na hora de fugir dos seus predadores, no entanto vale o sacrifício para agradar tanto as fêmeas!Por isso ele deixa mais descendentes quanto maior e mais bela for sua plumagem.

Geoffrey Miller traz uma nova teoria sobre por que o cérebro humano é tão mais desenvolvido que o dos outros animais. Ele sugere que foram as mulheres que nos fizeram mais inteligentes. Até hoje, homens selecionam mulheres bonitas, mas mulheres selecionam homens inteligentes. Elas namoram mauricinhos, mas casam-se com o que chamam de "homem-cabeça".
|Segundo o palestrante Stephen Kanitz ,o que chamamos de egoísmo é no fundo altruísmo, um desejo de atrair o sexo oposto e compartilhar a vida com ele. Por isso, intelectual odeia rico, e vice-versa, e as mulheres adoram ambos.

5 comentários:

  1. Blog bacana, começando pelo layout, instigador e ousado! Gostei das temáticas abordadas, essa sobre sexualidade é bem interessante. De vez em quando e bom olhar para nossos sentimentos e atitudes e perceber que não passam de instintos. Isso ajuda a descobrir quem somos.
    Parabéns. Voltarei

    ResponderExcluir
  2. Só uma pequena resalva: sem dúvida que homem procura a mulher bonita. No entanto, o conceito de beleza e estética de um homem pode muito bem variar de acordo com o seu cérebro. A mulher pode se mostrar muito bem apessoada em suas curvas, e no entanto tornar-se horrorosa diante de olhos que sabem enxergar além.
    É o tão sofrível 'mau gosto' que uns dizem que certos homens tem, quando olhamos para certas mulheres e as enxergamos lindas, quando elas fogem de certos padrões estéticos imbutidos no imaginário popular.

    ResponderExcluir
  3. adorei o texto, o blog...

    Muito interessante XD~

    ganhou + uma seguidora.

    bjs.

    ResponderExcluir
  4. O teste para saber o sexo do cérebro eu já havia feito.
    Muito interessante a relação entre os hábitos, pensamentos e comportamento que são explicitados nele.

    ResponderExcluir
  5. Por isso preferia que o resto do mundo nao se metesse tanto na vida alheia e aceitasse as pessoas como elas são. O direito a amar quem voce quiser não deve ser negado a ninguém, e uma vez que a sociedade entenda a homossexualidade como "opção" (não se vai contra esses sentimentos. tentar negá-los é que gera depressão. assumí-los e nao ter apoio é que causa alcoolismo, suicidio), e não como "disturbio genético" ou "pecado mortal". numa sociedade mais inteligente, menos religiosa e preconceituosa, filho de gay nenhum teria que se preocupar em ser "zoado" na escola, e poderia ter orgulho de ter dois pais ou duas mães.
    E poderia acabar sendo gay, ou não, na verdade tanto faz, desde que ele estivesse feliz.
    E nem vai ser o fim da espécie. O mundo já ta cheio mesmo!
    como berraram num filme brasileiro qualquer:
    "A VIADAGEM VAI SALVAR O MUNDO!"

    ResponderExcluir